O que é explorer.exe? Devo remove-lo ?
O explorer.exe é um ficheiro legítimo do Windows, mas pode causar problemas ocasionais
O explorer.exe é um ficheiro executável responsável pelo processo Explorador do Windows (Explorador de Ficheiros nas versões mais recentes do Windows) e pode ser encontrado em todos os sistemas operativos Windows (começando pelo Windows 95). O ficheiro localiza-se na pasta C:\Windows e o seu tamanho varia entre 1,0321,292 bytes e 3,194,368 bytes. Este executável é maioritariamente responsável por apoiar a interface do utilizador, permitindo aos utilizadores acederem convenientemente aos ficheiros do sistema.
Nome | Explorer.exe |
---|---|
Tipo | Ficheiro do sistema |
Propósito | Abre uma interface de utilizador |
Possível perigo | Caso seja utilizado inadequadamente, pode ser malicioso e executar vários processos em segundo plano |
Distribuição | A versão maliciosa espalha-se através de anexos em e-mails de spam e pacotes de software |
Eliminação | Descarregue e utilize o FortectIntego para executar uma análise completa |
Embora o controlo do computador seja possível sem a presença do explorer.exe, as suas anomalias podem causar problemas graves. Se o explorer.exe falhar por completo, este processo pode ser terminado ou reiniciado através do Gestor de Tarefas do Windows. Esta funcionalidade é bastante útil, uma vez que pode ser utilizada como alternativa à restauração do computador, incluindo a modificação posterior de entradas no registo, ou resolução de problemas associados com a interface gráfica do Windows.
No entanto, este erro também poderá significar algo completamente diferente e até exigir a eliminação total do ficheiro explorer.exe. Os criadores de malware utilizam normalmente este ficheiro para disfarçar as suas invenções maléficas. Em tais casos, o objetivo principal deste executável é iniciar um parasita ou executar alguns dos seus componentes.
Assim que o programa malicioso é executado, o vírus efetua algumas alterações nas definições do Windows, tais como a modificação de Chaves no Registo. Isto permite a ativação do vírus sempre que o sistema operativo é iniciado. Adicionalmente, alguns destes vírus são capazes de bloquear a deteção por parte de software de segurança. Nesse caso, é benéfico descarregar e instalar um programa anti-malware fidedigno e executá-lo em Modo de Segurança com Rede.
Caso não tenha a certeza se o explorer.exe é um vírus ou um programa executável legítimo, basta efetuar uma análise completa ao computador com o FortectIntego. Deverá ficar especialmente preocupado caso observe múltiplas instâncias deste ficheiro a serem executadas em simultâneo.
Métodos de distribuição de programas maliciosos
Como já mencionámos, o ficheiro explorer.exe legítimo vem normalmente associado ao seu sistema operativo. No entanto, os ficheiros maliciosos provêm de malware.
Tais programas potencialmente indesejados infetam computadores com a ajuda de várias técnicas maliciosas de distribuição, incluindo o agrupamento (bundling) de software, e-mails de spam, anúncios corrompidos ou links infeciosos exibidos em websites inseguros.
Infelizmente, de acordo com investigadores, não é suficiente instalar uma ferramenta de segurança fidedigna. Também deve ter outros cuidados adicionais para a sua segurança, e do seu computador. Por favor, lembre-se dos seguintes passos:
- Ao instalar freeware da internet, selecione sempre o modo de instalação Avançado/Personalizado em vez do modo recomendado. Isto irá permitir-lhe eliminar todos os componentes adicionais associados aos instaladores de software gratuito;
- Evite abrir e-mails provenientes de fontes desconhecidas. Nunca clique em links, nem execute ficheiros anexados em e-mails de spam;
- Não clique em anúncios suspeitos e encerre a página web caso seja redirecionado para um website duvidoso;
- Evite websites e clientes de partilha de ficheiros (eMule, clientes torrent, e outros websites);
- Atualize imediatamente o sistema operativo e todo o software;
- Invista num programa anti-vírus robusto;
- Faça cópias de segurança regulares de todos os seus ficheiros em discos externos.
Mantenha o ficheiro explorer.exe caso seja legítimo e útil
A não ser que o explorer.exe seja um ficheiro legítimo do sistema, deve removê-lo e livrar-se também de todos os componentes relacionados. Para o utilizador doméstico comum, identificar ficheiros falsos entre todos os ficheiros legítimos pode ser bastante complicado. Portanto, recomendamos vivamente a utilização do FortectIntego para reconhecer o conteúdo corrompido.
Caso não tenha qualquer opção exceto remover manualmente o malware, deverá examinar minuciosamente o explorer.exe antes de o eliminar completamente do sistema.