O que é explorer.exe? Devo remove-lo ?

Jake Doevan de escrito por... - -
explorer.exe

O explorer.exe é um ficheiro legítimo do Windows, mas pode causar problemas ocasionais

O explorer.exe é um ficheiro executável responsável pelo processo Explorador do Windows (Explorador de Ficheiros nas versões mais recentes do Windows) e pode ser encontrado em todos os sistemas operativos Windows (começando pelo Windows 95). O ficheiro localiza-se na pasta C:\Windows e o seu tamanho varia entre 1,0321,292 bytes e 3,194,368 bytes. Este executável é maioritariamente responsável por apoiar a interface do utilizador, permitindo aos utilizadores acederem convenientemente aos ficheiros do sistema.

Nome Explorer.exe
Tipo Ficheiro do sistema
Propósito Abre uma interface de utilizador
Possível perigo Caso seja utilizado inadequadamente, pode ser malicioso e executar vários processos em segundo plano
Distribuição A versão maliciosa espalha-se através de anexos em e-mails de spam e pacotes de software
Eliminação Descarregue e utilize o Reimage para executar uma análise completa

Embora o controlo do computador seja possível sem a presença do explorer.exe, as suas anomalias podem causar problemas graves. Se o explorer.exe falhar por completo, este processo pode ser terminado ou reiniciado através do Gestor de Tarefas do Windows. Esta funcionalidade é bastante útil, uma vez que pode ser utilizada como alternativa à restauração do computador, incluindo a modificação posterior de entradas no registo, ou resolução de problemas associados com a interface gráfica do Windows.

No entanto, este erro também poderá significar algo completamente diferente e até exigir a eliminação total do ficheiro explorer.exe. Os criadores de malware utilizam normalmente este ficheiro para disfarçar as suas invenções maléficas. Em tais casos, o objetivo principal deste executável é iniciar um parasita ou executar alguns dos seus componentes. 

Assim que o programa malicioso é executado, o vírus efetua algumas alterações nas definições do Windows, tais como a modificação de Chaves no Registo. Isto permite a ativação do vírus sempre que o sistema operativo é iniciado. Adicionalmente, alguns destes vírus são capazes de bloquear a deteção por parte de software de segurança. Nesse caso, é benéfico descarregar e instalar um programa anti-malware fidedigno e executá-lo em Modo de Segurança com Rede.

Caso não tenha a certeza se o explorer.exe é um vírus ou um programa executável legítimo, basta efetuar uma análise completa ao computador com o Reimage. Deverá ficar especialmente preocupado caso observe múltiplas instâncias deste ficheiro a serem executadas em simultâneo.

Métodos de distribuição de programas maliciosos

Como já mencionámos, o ficheiro explorer.exe legítimo vem normalmente associado ao seu sistema operativo. No entanto, os ficheiros maliciosos provêm de malware.

Tais programas potencialmente indesejados infetam computadores com a ajuda de várias técnicas maliciosas de distribuição, incluindo o agrupamento (bundling) de software, e-mails de spam, anúncios corrompidos ou links infeciosos exibidos em websites inseguros.

Infelizmente, de acordo com investigadores, não é suficiente instalar uma ferramenta de segurança fidedigna. Também deve ter outros cuidados adicionais para a sua segurança, e do seu computador. Por favor, lembre-se dos seguintes passos:

  • Ao instalar freeware da internet, selecione sempre o modo de instalação Avançado/Personalizado em vez do modo recomendado. Isto irá permitir-lhe eliminar todos os componentes adicionais associados aos instaladores de software gratuito;
  • Evite abrir e-mails provenientes de fontes desconhecidas. Nunca clique em links, nem execute ficheiros anexados em e-mails de spam;
  • Não clique em anúncios suspeitos e encerre a página web caso seja redirecionado para um website duvidoso;
  • Evite websites e clientes de partilha de ficheiros (eMule, clientes torrent, e outros websites);
  • Atualize imediatamente o sistema operativo e todo o software;
  • Invista num programa anti-vírus robusto;
  • Faça cópias de segurança regulares de todos os seus ficheiros em discos externos.

Mantenha o ficheiro explorer.exe caso seja legítimo e útil

A não ser que o explorer.exe seja um ficheiro legítimo do sistema, deve removê-lo e livrar-se também de todos os componentes relacionados. Para o utilizador doméstico comum, identificar ficheiros falsos entre todos os ficheiros legítimos pode ser bastante complicado. Portanto, recomendamos vivamente a utilização do Reimage para reconhecer o conteúdo corrompido.

Caso não tenha qualquer opção exceto remover manualmente o malware, deverá examinar minuciosamente o explorer.exe antes de o eliminar completamente do sistema.

Veredicto - status do arquivo:
diagnostico necessario
Aviso: Se o computador parece lento, ou você está sofrendo de anúncios indesejados e redireciona para sites desconhecidos, é altamente recomendável para digitalizá-lo com o programa anti-spyware respeitáveis. Fazer alguns testes de varredura livre e verificar o sistema de aplicativos indesejados que podem ser responsáveis por estes problemas.
Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa. Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X
O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é uma ferramenta recomendada para fazer a varredura de seu sistema para o software de baixa qualidade e possíveis ameaças. A versão experimental do produto irá encontrar aplicativos nocivos em seu sistema.
Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage
Software alternativo
Malwarebytes
Malwarebytes

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Jake Doevan
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/file-explorer-exe.html

Guias de remoção em outras línguas


Ficheiros
Software
Compare