Cuidado com impostores que ameaçam despublicar a sua página de Facebook!

Os utilizadores de Facebook deverão ter cuidado com fraudes que utilizam truques desonestos para piratear contas de redes sociais. Recentemente, a nossa equipa descobriu o golpe “A sua página será despublicada” no Facebook, que revela um novo método dos fraudadores convencerem as pessoas a revelar os seus detalhes de login do Facebook. Os golpistas criam páginas fraudulentas esforçando-se para que pareçam pertencer à equipa do Facebook. Criam uma descrição de página profissional, definem o logo do Facebook com imagem de perfil e utilizam estas páginas malignas para partilhar publicações de páginas que pertencem a pessoas de negócios e inocentes legítimas. Páginas como a Team Advert, Ads-Info., Ads Department Social e outras inserem um comentário ao partilharem estas publicações, dizendo que a página de Facebook indicada será despublicada devido a denúncias sobre um nome falso, fraude na conta, utilizando imagens de pessoas ou fotografias obscenas e escrevendo conteúdo grosseiro. A mensagem fraudulenta adiciona também que a página Facebook será permanentemente desativada se o proprietário da mesma falhar em verificá-la dentro do tempo indicado ou se o “Facebook” detetar alguma atividade suspeita na conta.


“A sua página será despublicada,” “A sua página será brevemente desativada,” e mensagens fraudulentas semelhantes sugerem que visite páginas de “confirmação”, que são na verdade sites de phishing. Estes sites parecem idênticos à página de login do Facebook e requisitam o endereço de e-mail da vítima ou número de telemóvel e palavra-passe. Todavia, as vítimas deverão verificar o URL do site antes de inserir informação sensível nos mesmos. De acordo com a nossa investigação, os golpistas usam estes domínios para levar os utilizadores do Facebook a providenciarem detalhes de login: page-support-uk.clan.su/security-confirm.html, support-recoverpage-info.esy.es/reconfirm.htm, wk-setting-page.hol.es e outros. Se o utilizador inserir informação pessoal nestes formulários de login falsos, esta é imediatamente fornecida aos golpistas, que pirateiam rapidamente a conta da vítima. Significa que obtêm controlo total do seu perfil, informação pessoal, mensagens, fotografias e tudo o que tenha partilhado na sua conta. Os hackers podem também enviar mensagens em seu nome para os seus amigos de forma a obter dinheiro dos mesmos. Devemos avisá-lo que os golpistas conseguem piratear páginas de Facebook que possua, renomeá-las e utilizá-las para distribuir mensagens numa escala maior.

Se encontrou este esquema, ou se tornou-se numa vítima, reporte a página Facebook de phishing às verdadeiras autoridades do Facebook assim que puder. Se a sua conta foi pirateada, reporte a conta comprometida nesta página. Com mais de 1,7 biliões de utilizadores ativos mensais, esta plataforma social é o primeiro lugar onde os ciber-criminosos procuram presas. Para saber mais sobre vírus de Facebook, veja este artigo.

Sobre o autor
Olivia Morelli
Olivia Morelli

Analista de malware...

Contato do Olivia Morelli
Sobre a empresa Esolutions

Ler noutras linguagens
Ficheiros
Software
Compare