O que é csrss.exe? Devo remove-lo ?
Csrss.exe é um processo legítimo do Windows que pode explorado por criminosos
O Csrss.exe é um Processo Client Runtime Server completamente seguro do Microsoft Windows. Este ficheiro executável é responsável por gerir conjuntos de instruções gráficas e normalmente encontra-se no diretório C:\Windows\System32. Preste atenção que este ficheiro legítimo ocupará entre 4 000 – 7 000 bytes de espaço do disco do seu computador. No entanto, os especialistas detetaram recentemente o trojan Csrss.exe que utiliza o mesmo nome que o processo do Windows para omitir a sua presença no sistema.
Nome | Csrss.exe |
---|---|
Tipo | Ficheiro de sistema |
Relação | Client Runtime Server do Windows |
Distribuição | Anexos de correio não solicitado, atualizações fictícias |
Eliminação | Caso o processo seja malicioso, transfira e instale o FortectIntego |
Inicialmente, o processo csrss.exe foi utilizado para um sistema gráfico, incluindo desenhar no ecrã, gerir janelas e funções similares. Com o lançamento do Windows NT 4.0 (data de lançamento – 1996), a maioria destas funções foram transferidas para o núcleo do Windows, embora o processo ainda permaneça responsável pelo painel do Windows e processo de encerramento.
Desta forma, o processo CSRSS process é uma parte essencial do Windows e é impossível ser terminada. Mesmo que o utilizador experimente encerrar a sua tarefa, o Sistema Operativo avisará que o computador será incapaz de funcionar de forma correta sem este, e será encerrado. Caso clique, o Windows recusará meramente o encerramento do dispositivo – esta operação é efetuada como precaução, para evitar o dano do sistema.
Dito isso, o facto de se tratar de um processo de sistema padrão, permite aos autores do malware utilizarem este nome como dissimulação. É possível que a versão maliciosa do ficheiro seja utilizada para atividades suspeitas, tal como:
- recolha de informações pessoais
- transferência de ficheiros aleatórios
- extração de moeda digital
- infiltração de malware adicional
O Csrss.exe é um ficheiro legítimo e essencial para o Windows; portanto, é possível substituir, duplicar ou remover os executáveis pelos que são nocivos. Caso tenha reparado que mais de dois processos csrss.exe são executados no seu sistema Windows, recomendamos que analise o seu computador com um software anti-malware, uma vez que são um dos sinais de uma infeção de malware.
Para concluir, o Client Runtime Server é um componente vital do Windows que deverá permanecer em execução em qualquer circunstância. No entanto, caso visualize a execução do processo no gestor de tarefas, recomendamos que utilize imediatamente o FortectIntego ou outro software de segurança credível para eliminar o vírus csrss.exe do seu dispositivo.
Os programas maliciosos não solicitam a permissão direta quando acedem ao sistema
As perigosas ameaças cibernéticas são criadas de forma sofisticada para garantir que são capazes de omitir a sua presença e evitar qualquer atividade suspeita no computador. Do mesmo modo, os criminosos designam-os como processos de sistema completamente legítimos para dissimular os utilizadores a acreditarem que são fiáveis. Adicionalmente, existem outros métodos sofisticados de distribuição que ajudam os criminosos a tornar as suas infeções mais persistentes.
Desta forma, é fundamental que esteja consciente de que o malware pode ser introduzido pelos seguintes meios:
- correio eletrónico não solicitado
- software reembalado (repack) ou com crackeado (crack)
- keygens ou executáveis similares
- websites maliciosos
- palavras-passe RDP fracas
- vulnerabilidades de software, etc.
Consequentemente, tome sempre precauções durante a navegação pela Internet, especialmente no que diz respeito a correio eletrónico não solicitado, uma vez que é o método mais proeminente para a expansão do malware utilizada pelos cibercriminosos. Não aceda aos anexos e caso seja necessário aceder, certifique-se de que o e-mail é legítimo antes de o abrir.
Finalmente, recomendamos que evite os websites de partilha de ficheiros, atualize frequentemente o software e a analise regularmente o computador recorrendo a software de segurança.
Caso seja necessário, livre-se do malware Csrss.exe
Note que o nome do processo Csrss.exe do Windows poderá ser violado pelos hackers para omitir programas nocivos no sistema. No entanto, os especialistas da NoVirus.uk afirmam que é difícil determinar se o executável é potencialmente perigoso ou não.
Normalmente, o perigoso malware é capaz de se omitir e até mesmo evitar a sua deteção pela ferramenta de antivírus, logo é possível que seja difícil remover o malware Csrss.exe. A melhor forma de evitar tal funcionalidade é aceder ao Modo de Segurança com Rede e executar uma análise completa ao sistema com o FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.
Por outro lado, aconselhamos aos utilizadores não realizarem a eliminação manual do vírus Csrss.exe, uma vez que é possível danificar ainda mais o computador. Permita que um software de segurança profissional efetue automaticamente essa função.