O que é csrss.exe? Devo remove-lo ?

Csrss.exe é um processo legítimo do Windows que pode explorado por criminosos

O Csrss.exe é um Processo Client Runtime Server completamente seguro do Microsoft Windows. Este ficheiro executável é responsável por gerir conjuntos de instruções gráficas e normalmente encontra-se no diretório C:\Windows\System32. Preste atenção que este ficheiro legítimo ocupará entre 4 000 – 7 000 bytes de espaço do disco do seu computador. No entanto, os especialistas detetaram recentemente o trojan Csrss.exe que utiliza o mesmo nome que o processo do Windows para omitir a sua presença no sistema.

Nome Csrss.exe
Tipo Ficheiro de sistema
Relação Client Runtime Server do Windows
Distribuição Anexos de correio não solicitado, atualizações fictícias
Eliminação Caso o processo seja malicioso, transfira e instale o ReimageIntego

Inicialmente, o processo csrss.exe foi utilizado para um sistema gráfico, incluindo desenhar no ecrã, gerir janelas e funções similares. Com o lançamento do Windows NT 4.0 (data de lançamento – 1996), a maioria destas funções foram transferidas para o núcleo do Windows, embora o processo ainda permaneça responsável pelo painel do Windows e processo de encerramento.

Desta forma, o processo CSRSS process é uma parte essencial do Windows e é impossível ser terminada. Mesmo que o utilizador experimente encerrar a sua tarefa, o Sistema Operativo avisará que o computador será incapaz de funcionar de forma correta sem este, e será encerrado. Caso clique, o Windows recusará meramente o encerramento do dispositivo – esta operação é efetuada como precaução, para evitar o dano do sistema.

Dito isso, o facto de se tratar de um processo de sistema padrão, permite aos autores do malware utilizarem este nome como dissimulação. É possível que a versão maliciosa do ficheiro seja utilizada para atividades suspeitas, tal como:

  • recolha de informações pessoais
  • transferência de ficheiros aleatórios
  • extração de moeda digital
  • infiltração de malware adicional

O Csrss.exe é um ficheiro legítimo e essencial para o Windows; portanto, é possível substituir, duplicar ou remover os executáveis pelos que são nocivos. Caso tenha reparado que mais de dois processos csrss.exe são executados no seu sistema Windows, recomendamos que analise o seu computador com um software anti-malware, uma vez que são um dos sinais de uma infeção de malware.

Para concluir, o Client Runtime Server é um componente vital do Windows que deverá permanecer em execução em qualquer circunstância. No entanto, caso visualize a execução do processo no gestor de tarefas, recomendamos que utilize imediatamente o ReimageIntego ou outro software de segurança credível para eliminar o vírus csrss.exe do seu dispositivo.

Os programas maliciosos não solicitam a permissão direta quando acedem ao sistema

As perigosas ameaças cibernéticas são criadas de forma sofisticada para garantir que são capazes de omitir a sua presença e evitar qualquer atividade suspeita no computador. Do mesmo modo, os criminosos designam-os como processos de sistema completamente legítimos para dissimular os utilizadores a acreditarem que são fiáveis. Adicionalmente, existem outros métodos sofisticados de distribuição que ajudam os criminosos a tornar as suas infeções mais persistentes.

Desta forma, é fundamental que esteja consciente de que o malware pode ser introduzido pelos seguintes meios:

  • correio eletrónico não solicitado
  • software reembalado (repack) ou com crackeado (crack)
  • keygens ou executáveis similares
  • websites maliciosos
  • palavras-passe RDP fracas
  • vulnerabilidades de software, etc.

Consequentemente, tome sempre precauções durante a navegação pela Internet, especialmente no que diz respeito a correio eletrónico não solicitado, uma vez que é o método mais proeminente para a expansão do malware utilizada pelos cibercriminosos. Não aceda aos anexos e caso seja necessário aceder, certifique-se de que o e-mail é legítimo antes de o abrir.

Finalmente, recomendamos que evite os websites de partilha de ficheiros, atualize frequentemente o software e a analise regularmente o computador recorrendo a software de segurança.

Caso seja necessário, livre-se do malware Csrss.exe

Note que o nome do processo Csrss.exe do Windows poderá ser violado pelos hackers para omitir programas nocivos no sistema. No entanto, os especialistas da NoVirus.uk afirmam que é difícil determinar se o executável é potencialmente perigoso ou não.

Normalmente, o perigoso malware é capaz de se omitir e até mesmo evitar a sua deteção pela ferramenta de antivírus, logo é possível que seja difícil remover o malware Csrss.exe. A melhor forma de evitar tal funcionalidade é aceder ao Modo de Segurança com Rede e executar uma análise completa ao sistema com o ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.

Por outro lado, aconselhamos aos utilizadores não realizarem a eliminação manual do vírus Csrss.exe, uma vez que é possível danificar ainda mais o computador. Permita que um software de segurança profissional efetue automaticamente essa função.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.
Sobre o autor
Ugnius Kiguolis
Ugnius Kiguolis - O mentor

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Ugnius Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas
Ficheiros
Software
Compare