Avaliação:  
  (1/100)

Análise de Chromium

Jake Doevan de escrito por... - - | Digite: Software

Chromium é um projeto de navegador de rede de fonte aberta pela Google

Chromium é um projeto que começou em 2008. Este código de fonte aberta permite aos programadores criar vários navegadores de rede. Todavia, o projeto em si começou de forma a criar o famoso navegador de rede Google Chrome. De momento os programadores podem modificar e melhorar este código de forma a lançar novas ferramentas para navegar na rede que oferecem funções aos utilizadores.

O navegador de rede Chromium pode ser seguro de utilizar como o Google Chrome. No entanto, tal como muitos outros projetos de fonte aberta, este pode ser usado para propósitos suspeitos. Assim sendo, é importante aprender a identificar navegadores de rede legítimos e potencialmente perigosos.

Devido à semelhança nos nomes, muitos utilizadores de computador ainda não conseguem compreender o que é o Chromium e como difere do Google Chrome. Portanto, neste artigo, vamos explicar as maiores diferenças entres estes dois produtos e dizer como reconhecer navegadores maliciosos e o Chromium legítimo.

Logo of Chromium browser

Chromium vs Chrome: desvendando as definições

A definição do Chromium no website oficial identifica a sua principal diferença do Google Chrome: não é um navegador:

O Chromium é um navegador de fonte aberta que visa construir uma forma mais segura, rápida e estável para todos os utilizadores usarem a web.

Como mencionámos no início, o projeto Chromium Google é o código base para construir o Google Chrome – um navegador de rede amplamente utilizado por todo o mundo. Assim sendo, o Chromium é um código de programação, enquanto que o Chrome é um produto final.

project is the base code for building Google Chrome – a web browser which is widely used all over the world. Therefore, Chromium is a programming code, while Chrome is a final product.

Below you can see the table that stresses out more operation, design and other differences between them:

Google Chrome Chromium
Logo multicolorido Logo azul
Monitorizado pelos programadores do Chrome Modificado pelos distribuidores
Atualizado pelo Chrome automaticamente Atualizações dependem do programador
Novos lançamentos são cuidadosamente testados Distribuidores podem escolher a profundidade do teste de novos lançamentos
Security Sandbox é ativada por defeito Sandbox depende do programador
Relatório de falha é ativado por defeito Relatório de falha não está disponível
Função de rastreamento de utilização Função de métricas do utilizador não disponível
Apoio para formatos de vídeo adicionais  

Porém, os programadores tiraram vantagem de um código de fonte aberta e criaram várias ferramentas de navegação. O Chromium Browser normalmente partilha as mesmas funções explicadas na parte direita da tabela. Programas diferentes podem ter uma funcionalidade única e funções adicionadas pelos seus criadores.

Não importa que o Google Chrome e Chromium operem quase da mesma forma, pois o Chrome ainda é considerado o mais conveniente e eficaz. A única vantagem do Google Chromium é a oportunidade de personalizar de acordo com as necessidades. Contudo, tem de saber o que está a fazer.

Escolher o navegador de rede Chromium: os melhores exemplos no mercado

Como já mencionámos, o Chromium foi lançado com a intenção de ajudar os utilizadores a preencher um navegador bem conhecido com mais funções. Existem numerosos navegadores baseados no Chromium legítimos, com diferentes funcionalidades, segurança e níveis de privacidade, e design. Os mais famosos são o Vivaldi, Comodo Dragon e Epic. 

O Vivaldi visa lembrar as funções em falta do Opera

Image of Vivaldi web browser

O Vivaldi é um dos mais recentes navegadores com base no Chromium que foi apresentado pela Vivaldi Technologies. A empresa foi lançada pelo antigo CEO e cofundador da Opera Software, portanto o programador definitivamente não é um recém-chegado. O Vivaldi visa era devolver a maioria das funções que foram removidas do Opera com as suas atualizações mais recentes.

A função mais distinta do navegador de rede Chromium é a quantidade de temas e modos oferecidos aos seus utilizadores. Podem alterar a cor de fundo, a página de início, barra de endereço, posição do separador e muitas outras opções. O Vivaldi permite «empilhar» e «organizar» tabulações, adicionar notas aos separadores e instalar extensões desenvolvidas para o Google Chrome.

Principais funções:

  • Alteração de cor automática
  • Personalizar temas com agendamento
  • Empilhar e organizar tabulações
  • Bloqueador de conteúdo, filtros de cor, depurador CSS
  • Personalizar atalhos de teclado
  • Comandos rápidos
  • etc.

Epic Browser oferece proteção de privacidade avançada

Image of Epic Privacy web browser

A principal característica do navegador Epic é a privacidade. Sendo desenvolvido pela Hidden Reflex, este navegador de rede Chromium alega ser capaz de ajudar os utilizadores a melhorar a sua segurança online para que possam esquecer a necessidade de navegar somente no modo incógnito ou com a ajuda do VPN.

A principal forma do Epic trabalhar depende da remoção de todos os dados de navegação logo após ser desligado. Tendo em conta que não armazena a seguinte informação, alguns utilizadores podem considerar seriamente optar por este navegador de rede com base no Chromium:

  • cookies
  • cache
  • histórico

Além disso, o Epic é conhecido por contar com conexões SSL, bloquear guiões de rastreamento e mesmo encriptar os seus dados para esconder a sua localização ou ajudar a aceder a websites bloqueados. Infelizmente, este navegador Chromium não é compatível com gestores de palavra-passe e poderá não funcionar em alguns websites. As boas notícias são que é compatível com o Windows e Mac OS X.

Comodo Dragon providencia opções de navegação seguras

Image of Comodo Dragon web browser

Outro programador de software que usa o código Chromium para programar o seu navegador de rede é o Comodo Group. Este programador já é conhecido por anos passados na produção de software de segurança, plataformas de gestão IT e soluções semelhantes.

De acordo com eles, a principal razão para os utilizadores optarem pelo navegador Comodo Dragon é a segurança que providencia. Além disso, prometem o motor de pesquisa mais rápido e interface de utilizador extra-amigável. Infelizmente, de momento este navegador Chromium é somente compatível com o Windows.

Como é que este navegador Chromium melhora a segurança online do utilizador? Mais importante, não permite o rastreamento do utilizador do Chrome, sugestões de pesquisa e outras funções questionáveis ativamente usadas por esta famosa ferramenta de pesquisa. Além disso, depende do certificado SSL do website para medir a sua confiabilidade. O seu interface é muito semelhante ao deste navegador, portanto não se sentirá perdido(a) depois de o descarregar.

Image of Chromium browsers

Malware Chromium: quando o código de fonte aberta é usado para propósitos maliciosos

Os utilizadores de computador que procuram uma nova ferramenta para navegar na rede, muitas vezes questionam se o Chromium é seguro e se o devem usar. Os três navegadores com base no Chromium acima mencionados são absolutamente legítimos. A lista de programas semelhantes, mas menos populares pode estender-se.

Todavia, embora alguns programadores tenham estado atarefados com a criação de novos navegadores cheios de funções melhoradas, outros já tiraram vantagem do código de origem aberta para lançar ferramentas de segurança desonestas. Os peritos em segurança já notaram numa nova tendência: a aparição de navegadores Chromium maliciosos, como o vírus Chromium.

Infelizmente, muitos utilizadores não fazem ideia que estão a lidar com programas potencialmente indesejados que fingem ser legítimos e seguros. Deve definitivamente lembrar-se destes nomes e manter-se longe deles na Internet:

Cada um destes programas pode colocar a sua privacidade e segurança em risco. Além disso, podem iniciar alterações indesejadas no sistema, causar falhas enquanto navega na rede e iniciar outros problemas. Portanto, a remoção do navegador Chromium é altamente recomendada. Felizmente, estas falsas ferramentas podem ser instaladas manual ou automaticamente.

Identificar o navegador Chromium malicioso

A maioria dos navegadores de rede Chromium desonestos são promovidos como ferramentas que ajudam os utilizadores a melhorar a sua experiência de navegação, providenciando os resultados de pesquisa mais exatos ou protegendo a sua privacidade. Normalmente, os programadores alegam estar relacionados com a Google ou com o projeto Chromium oficial usando as suas credenciais, design e detalhes semelhantes.

Porém, as análises a diferentes exemplos do vírus Chromium revelaram que operam como programas potencialmente indesejados, não como programas úteis. As principais funções negativas relacionadas com estes programas são:

  1. Propagar-se em bundles de software. Normalmente, os falsos navegadores Chromium são promovidos em pacotes freeware ou shareware. Assim sendo, a instalação incorreta de programas gratuitos poderá levar à instalação do navegador indesejado. Poderá acontecer ao instalar software com as configurações Rápida/Recomendada.
  2. Rastreamento de dados. O navegador Rogue Chromium normalmente rastreia as atividades online do utilizador. Recolhe questões de pesquisa, histórico de navegação, endereço IP, localização e detalhes pessoalmente não identificáveis semelhantes. Note que existe sempre uma hipótese de tentarem roubar dados sensíveis, incluindo log-ins, palavras-passe ou informação do cartão de crédito.
  3. Exibição de anúncios agressivos. Estes navegadores corrompidos são também capazes de exibir um aumentado número de anúncios online. As atividades de rastreamento de dados permitem construir o perfil do utilizador e providenciar anúncios alvo com maiores probabilidades de clique.
    Um excessivo número de anúncios piora a experiência de navegação. Podem cobrir conteúdo necessário ou todo o ecrã do utilizador., não têm um botão (X) ativo e redirecionam para websites comerciais. No entanto, alguns destes anúncios poderão incluir conteúdo malicioso ou redirecionar para websites de esquema ou phishing.

Se tem lidado com alguns destes problemas, deve notar que existe uma enorme hipótese de se ter tornado vítima do navegador Chrome malicioso. Manter este programa no sistema pode adicionalmente levar a perda financeira ou roubo de identidade. Portanto, é importante remover o browser Chromium imediatamente.

Coisas a lembrar quando escolher o navegador Chromium

De forma a não se tornar vítima do malware Chromium, tem de ter cuidado quando escolher um navegador de rede com base no Chromium. Para isso, deve seguir estas dicas de segurança úteis:

  • Verifique a informação sobre os utilizadores. Deve procurar os projetos anteriores e ler as análises dos utilizadores sobre o navegador de rede Chromium que vai instalar.
  • Leia as críticas e opiniões online. Antes de instalar o navegador Chromium leia não só as críticas dos utilizadores nos websites dos programadores (poderão ser falsas), como também as opiniões em fóruns e blogues. Adicionalmente tente encontrar as análises de peritos.
  • Descarregue o navegador com base no Chromium somente a partir de websites dos editores. Tenha em mente que sites de terceiros podem incluir versões maliciosas do programa. Portanto, pode facilmente instalar o vírus Chromium ao invés de uma ferramenta legítima.
  • Se reparar em atividades suspeitas desinstale o Chromium imediatamente. Se reparou num aumento do número de anúncios, redireccionamentos para websites suspeitos, promoções de software questionáveis pouco depois de efetuar a instalação de um novo navegador, deve remover o Chromium assim que possível para proteger o seu PC e privacidade.
Oferta

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Contato do Jake Doevan
Sobre a empresa Esolutions


Ficheiros
Software
Compare