O que é Chromium.exe? Devo remove-lo ?

Gabriel E. Hall de escrito por... - -
Chromium.exe

Chromium.exe é um ficheiro que executa navegadores baseados no Chromium

Chromium.exe é um executável que pertence ao navegador de rede Chromium. O Chromium é projeto de fonte aberta que foi usado para criar o navegador de rede Google Chrome, e agora pode ser usado para desenvolver outros navegadores. Embora alguns sejam absolutamente seguros e legítimos, outros são altamente suspeitos e não recomendados.

O Chromium.exe aparece no sistema quando o navegador Chromium é instalado na máquina. O processo é visível no Gestor de Tarefas. Todavia, o mesmo ficheiro poderá indicar malware. Pode suspeitar que tem o vírus Chromium instalado no dispositivo se:

  • vir uma utilização elevada do CPU por parte do Chromium.exe;
  • não instalou o navegador Chromium;
  • A página inicial do navegador Chrome, motor de pesquisa ou outras configurações foram alteradas;
  • notar em redireccionamentos do navegador para sites questionáveis;
  • anúncios agressivos começarem a aparecer enquanto navega na web.
Sumário
Nome Chromium.exe
Estado do ficheiro Requer diagnóstico
Programadores Programadores da Google e voluntários comunitários
Programas associados

Navegador de rede Chromium e as suas versões

Sinais da infeção malware O Chromium.exe usa muito CPU, instalação de programas desconhecidos, redireccionamentos do navegador para sites suspeitos, um aumento da quantidade de anúncios, abrandamentos gerais do computador
 Para remover o Chromium.exe, instale o Reimage Reimage Cleaner Intego e corra um scan completo ao sistema

Se reparou em pelo menos um destes sintomas, deve iniciar a remoção do Chromium.exe imediatamente. No entanto, ao invés de parar o processo no Gestor de Tarefas e eliminar o ficheiro, deve efetuar um scan ao sistema com software anti-malware confiável.

A ferramenta de segurança é necessária porque o malware poderá consistir de muitos outros ficheiros que também têm de ser exterminados. Identificar estas entradas manualmente é quase impossível. Adicionalmente, tem de garantir que o Chromium.exe é realmente malicioso. Em alguns casos, outros executáveis podem ser o problema. Assim, poderá eliminar a entrada errada.

Recomendamos a utilização do Reimage Reimage Cleaner Intego para o scan do sistema. Se esta ferramenta de segurança detetar que este ficheiro é perigoso, será capaz de remover o Chromium.exe e reparar no dano causado pelo malware.

Métodos de distribuição do software malicioso

O Chromium.exe chega ao sistema após a instalação do navegador Chromium. Porém, este ficheiro nem sempre é seguro e poderá ser descarregado sem o seu conhecimento. Isto poderá acontecer porque instalou freeware que também propagava um navegador com base no Chromium.

O problema com programas gratuitos é muitas vezes propagarem aplicações adicionais que podem conter funções negativas. Não pode ter conhecimento a não ser que use as configurações Avançada/Personalizada e leia cuidadosamente cada passo.

Estas configurações revelam aplicações adicionais oferecidas para descarregar com o programa principal. Mas o mais importante é que esta configuração permite rejeitar a instalação de aplicações opcionais. As configurações Rápida/Padrão não têm esta função e o pacote completo de freeware é instalado no dispositivo.

Outros métodos usados para propagar ficheiros maliciosos poderão ser:

  • falsas descargas de software;
  • falsas atualizações;
  • anúncios maliciosos;
  • descargas drive-by.

Portanto, deve manter-se longe de pop-ups suspeitos ou ofertas agressivas para instalar atualizações ou software. Adicionalmente, mantenha o seu programa antivírus atualizado para minimizar o risco de infiltração de vírus.

Elimine o Chromium.exe com software de segurança

Se suspeita que está a lidar com o vírus Chromium, tem de remover o Chromium.exe indubitavelmente. Como já mencionámos, não o deve fazer manualmente. O executável poderá regressar porque o malware inclui sempre mais que um componente, e alguns são muitas vezes responsáveis pela reinstalação.

Para a remoção do Chromium.exe, recomendamos a utilização do Reimage Reimage Cleaner Intego ou de outro software anti-malware. Lembre-se que é importante verificar se o ficheiro é realmente malicioso de forma a evitar o possível dano ou corrupção do programa.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Sobre o autor

Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions


Sua opinião sobre Chromium.exe

Ficheiros
Software
Compare