O que é Chromium.exe? Devo remove-lo ?
Chromium.exe é um ficheiro que executa navegadores baseados no Chromium
Chromium.exe é um executável que pertence ao navegador de rede Chromium. O Chromium é projeto de fonte aberta que foi usado para criar o navegador de rede Google Chrome, e agora pode ser usado para desenvolver outros navegadores. Embora alguns sejam absolutamente seguros e legítimos, outros são altamente suspeitos e não recomendados.
O Chromium.exe aparece no sistema quando o navegador Chromium é instalado na máquina. O processo é visível no Gestor de Tarefas. Todavia, o mesmo ficheiro poderá indicar malware. Pode suspeitar que tem o vírus Chromium instalado no dispositivo se:
- vir uma utilização elevada do CPU por parte do Chromium.exe;
- não instalou o navegador Chromium;
- A página inicial do navegador Chrome, motor de pesquisa ou outras configurações foram alteradas;
- notar em redireccionamentos do navegador para sites questionáveis;
- anúncios agressivos começarem a aparecer enquanto navega na web.
Sumário | |
Nome | Chromium.exe |
---|---|
Estado do ficheiro | Requer diagnóstico |
Programadores | Programadores da Google e voluntários comunitários |
Programas associados |
Navegador de rede Chromium e as suas versões |
Sinais da infeção malware | O Chromium.exe usa muito CPU, instalação de programas desconhecidos, redireccionamentos do navegador para sites suspeitos, um aumento da quantidade de anúncios, abrandamentos gerais do computador |
Para remover o Chromium.exe, instale o FortectIntego e corra um scan completo ao sistema |
Se reparou em pelo menos um destes sintomas, deve iniciar a remoção do Chromium.exe imediatamente. No entanto, ao invés de parar o processo no Gestor de Tarefas e eliminar o ficheiro, deve efetuar um scan ao sistema com software anti-malware confiável.
A ferramenta de segurança é necessária porque o malware poderá consistir de muitos outros ficheiros que também têm de ser exterminados. Identificar estas entradas manualmente é quase impossível. Adicionalmente, tem de garantir que o Chromium.exe é realmente malicioso. Em alguns casos, outros executáveis podem ser o problema. Assim, poderá eliminar a entrada errada.
Recomendamos a utilização do FortectIntego para o scan do sistema. Se esta ferramenta de segurança detetar que este ficheiro é perigoso, será capaz de remover o Chromium.exe e reparar no dano causado pelo malware.
Métodos de distribuição do software malicioso
O Chromium.exe chega ao sistema após a instalação do navegador Chromium. Porém, este ficheiro nem sempre é seguro e poderá ser descarregado sem o seu conhecimento. Isto poderá acontecer porque instalou freeware que também propagava um navegador com base no Chromium.
O problema com programas gratuitos é muitas vezes propagarem aplicações adicionais que podem conter funções negativas. Não pode ter conhecimento a não ser que use as configurações Avançada/Personalizada e leia cuidadosamente cada passo.
Estas configurações revelam aplicações adicionais oferecidas para descarregar com o programa principal. Mas o mais importante é que esta configuração permite rejeitar a instalação de aplicações opcionais. As configurações Rápida/Padrão não têm esta função e o pacote completo de freeware é instalado no dispositivo.
Outros métodos usados para propagar ficheiros maliciosos poderão ser:
- falsas descargas de software;
- falsas atualizações;
- anúncios maliciosos;
- descargas drive-by.
Portanto, deve manter-se longe de pop-ups suspeitos ou ofertas agressivas para instalar atualizações ou software. Adicionalmente, mantenha o seu programa antivírus atualizado para minimizar o risco de infiltração de vírus.
Elimine o Chromium.exe com software de segurança
Se suspeita que está a lidar com o vírus Chromium, tem de remover o Chromium.exe indubitavelmente. Como já mencionámos, não o deve fazer manualmente. O executável poderá regressar porque o malware inclui sempre mais que um componente, e alguns são muitas vezes responsáveis pela reinstalação.
Para a remoção do Chromium.exe, recomendamos a utilização do FortectIntego ou de outro software anti-malware. Lembre-se que é importante verificar se o ficheiro é realmente malicioso de forma a evitar o possível dano ou corrupção do programa.