As melhores ferramentas de remoção de ransomware de 2018

Lucia Danes de escrito por... - -

Descubra a melhora ferramenta de remoção de ransomware para proteger o seu computador contra ataques ransomware

Learn about the best ransomware removal tools of 2018

Os ataques ransomware têm sido uma ameaça global por mais de uma década. De facto, embora as infeções de larga escala têm sido notadas apenas nos últimos anos, os criminosos têm desenvolvido vírus encriptadores de ficheiros desde 2005. Infelizmente, os ataques ransomware têm excedido significativamente o número de violações de dados nos últimos 11 anos, e os peritos acreditam que os hackers não vão abdicar deste trabalho rentável, ainda que ilegal.

Todavia, é evidente que a sociedade contemporânea está na crista da tecnologia e globalização. Parece que não irá regressar à caneta e papel. Por exemplo, imagine gerir um hospital ou negócio internacional sem dispositivos tecnológicos e a capacidade de transferir informação entre instituições. Estas empresas e organizações públicas de larga escala são mais propensas a infeções ransomware uma vez que têm a capacidade de pagar quantias consideráveis de resgates em relativo pouco tempo.

Assim sendo, a única forma de proteger indivíduos e instituições de perdas financeiras é obtendo um software de segurança profissional que defenda redes e sistemas de ataques ransomware antes que o vírus encriptador de ficheiros entre. Embora a maioria das ferramentas anti-ransomware robustas tenha de ser comprada, têm testes gratuitos para os clientes experimentarem e avaliaram a eficácia.

Preparámos um guia que apresenta as melhores ferramentas de remoção de ransomware de 2018 que são adequados para utilizadores de computador regulares bem como para grandes corporações. Certifique-se que descarrega software anti-ransomware somente a partir de websites oficiais uma vez que os golpistas tentam enganar pessoas crédulas a comprar cópias falsas dos programas legítimos. Assim, pedimos gentilmente que tenha atenção.

1. Ferramenta anti-ransomware gratuita Bitdefender vacina o seu computador contra ameaças cibernéticas

The image of Bitdefender anti-ransomware tool

Este software de remoção de ransomware gratuito usa uma técnica de vacinação para proteger o seu computador de famílias de ransomware específicas. Particularmente, ajuda a evitar o TeslaCrypt, Locky, BTC-Locker e a versão original do cripto-malware Petya. O método que usa é semelhante à vacinação da vida real: a ferramenta anti-ransomware engana o vírus levando-o a pensar que o seu computador já está infetado.

Uma vez que os criminosos pouco provavelmente visam infiltrar os seus programas maliciosos num computador que já esteja infetado, esta ferramenta de remoção de malware faz realmente o trabalho que promete fazer. Reinfectar o PC poderá tornar os ficheiros encriptados desencriptáveis mesmo para os hackers que criaram o ransomware. Assim, tentam evitar estas ações para manter uma gota de esperança que têm das vítimas.

A ferramenta anti-ransomware Bitdefender cria um ficheiro que funciona como um incentivo que indica que o computador já está infetado. Assim, desvia o ataque. No entanto, esta técnica poderá nem sempre funcionar, o os programadores do software desenharam-no para iniciar no início do computador e correr em segundo plano para extra proteção.

Outra grande função desta ferramenta de remoção de ransomware é ser compatível com qualquer computador e não requerer qualquer configuração comercial. Tenha em mente que está apenas protegido(a) daquelas quatro famílias de ransomware. Assim, aconselha-se a usar outro software anti-malware para outros ataques.

Prós Contras Conclusão
Gratuito para uso pessoal e profissional. Não consegue proteger contra outras famílias de ransomware e vírus. Embora a ferramenta anti-ransomware Bitdefender definitivamente proteja contra a versão original do Petya, BTC-Locker, Locky e TeslaLocker, deve usar outro software de segurança para proteção contra outras ameaças cibernéticas no geral.
Protege o computador de 4 famílias específicas de ransomware.    
Usa uma técnica de vacinação eficaz.    
Opera sempre em segundo plano.    

2. Software anti-ransomware Beta gratuito Bitdefender deteta cripto-malware baseando-se no comportamento

The image of Malwarebytes anti-ransomware beta version

Esta é outra ferramenta de remoção de ransomware gratuita que é um grande componente adicional para o seu software de segurança principal. Embora originalmente seja um dos elementos do Malwarebytes Antivirus de grande escala que é vendido por $39.99, os utilizadores podem também instalar a versão beta livre de custos.

Este software de remoção de ransomware é compatível com estes sistemas operativos:

  • Windows 10 (32/64-bit);
  • Windows 8.1 (32/64-bit);
  • Windows 8 (32/64-bit);
  • Windows 7 (32/64-bit).

O Malwarebytes Anti-ransomware Beta protege o computador dos seus utilizadores controlando o acesso a domínios importantes ou tipos de ficheiros específicos. Por outras palavras, se um programa não autorizado tentar modificar ou alcançar um ficheiro/localização controlado, o software de segurança avisa o utilizador sobre um potencial ataque ransomware.

Note que os programas mais amplamente usados como o Office ou Windows Components não são reconhecidos como uma ameaça. Porém, outros ligam a luz vermelha. Felizmente, o utilizador é capaz de colocar na lista branca a aplicação com apenas um clique bem como enviá-la para quarentena.

Infelizmente, poderá acontecer o ransomware fazer-se passar por um programa seguro e entrar furtivamente no seu sistema. Por esta razão, os peritos categorizam esta ferramenta como uma camada extra de proteção em adição ao software de segurança primário.

Prós

Contras Conclusão
A versão Beta é gratuita para uso pessoal e profissional. Alguns ficheiros poderão ser encriptados antes do ransomware ser posto em quarentena. O software Malwarebytes Anti-ransomware Beta é uma excelente camada extra para a sua aplicação de segurança uma vez que apanha todas as ameaças cibernéticas que possam ter escapado ao programa principal
Deteta ransomware ao examinar o seu comportamento e põe-no em quarentena.    
Sempre ligado em segundo plano.    

3. Anti-ransomware Kaspersky para Negócio é também eficaz para uso pessoal

The image of Kaspersky anti-ransomware for business software

O Kaspersky Lab oferece também uma ferramenta de remoção gratuita. Apesar das implicações no nome possam fazer pensar que apenas negócios de larga escala possam beneficiar deste programa, este software de segurança pode servir também para seu uso pessoal. É requisitado aos utilizadores para submeterem alguns detalhes relacionados com negócio durante o registo, e podem obtê-lo gratuitamente.

O Kaspersky Anti-ransomware suporta os seguintes sistema operativos:

  • Windows 7;
  • Windows 8;
  • Windows 8.1;
  • Windows 10.

Este software anti-ransomware tem uma grande combinação do modelo do Kaspersky's System Watcher juntamente com uma próxima monitorização de comportamento da aplicação para proteção completa. Permite também que os utilizadores coloquem os programas na lista benéfica, o que pode, infelizmente, deixar algum software malicioso entrar no sistema com o auxílio de técnicas enganadoras. Contudo, a ferramenta Kaspersky Anti-ransomware oferece a recuperação do ficheiro comprometido em caso do seu PC estar infetado por ransomware.

Outra excelente função deste software de segurança é que mesmo que o vírus encriptador de ficheiros consiga desligar a aplicação, reabre instantaneamente e começa a correr automaticamente. É, porém, sensato saber que este programa não consegue correr juntamente com outras aplicações Kaspersky que seriam uma excelente segunda camada de proteção.

Prós Contras Conclusão
Utilização profissional gratuita. Não consegue trabalhar juntamente com outros produtos Kaspersky. O ransomware Kaspersky Anti-ransomware para Negócio é um software de segurança útil para todos — protege contra ameaças cibernéticas e consegue recuperar informação encriptada após o ataque ransomware.
Pode também servir para indivíduos. Requer registo com detalhes sensíveis.  
Permite marcar aplicações como benéficas.    
Oferece recuperação de ficheiros encriptados.    

4.Trend Micro RansomBuster providencia múltiplas camadas de proteção

The image of Trend Micro RansomBuster tool

A Trend Micro lançou um software de segurança eficaz chamado RansomBuster que não tem uma, mas múltiplas camadas de proteção contra ataques ransomware. Adicionalmente, é gratuito para utilizadores de computador e grandes corporações. Pode também obtê-lo como componente extra quando compra o produto Trend Micro Antivirus + Security.

A principal característica do RansomBuster é estar programado para criar cópias de segurança assim que a sua monitorização de comportamento desencadeia uma luz vermelha. Se o alerta for válido, o software de segurança elimina a ameaça e recupera ficheiros a partir de cópias de segurança que criou previamente.

De acordo com os peritos, o Trend Micro RansomBuster é compatível com estes sistemas operativos:

  • Windows 7;
  • Windows 8;
  • Windows 8.1;
  • Windows 10 e versões mais recentes.

Este software da Trend Micro tem outra capacidade chamada Folder Shield que permite proteger os documentos mais importantes de modificações não autorizadas. Tenha em mente que esta aplicação de segurança está programada para trabalhar juntamente com o antivírus principal. Caso contrário, poderá deixar passar algumas infeções.

Resumindo, o Trend Micro RansomBuster é uma excelente escolha tendo em consideração que é gratuito. O seu Folder Shield faz o trabalho que promete, mas está limitado a duas pastas. Alguns peritos apontam que a sua deteção com base no comportamento deveria ser melhorada. Assim, use-o apenas como camada extra de proteção.

Prós Contras Conclusão
Gratuito para todos. Folder Shield protege no máximo 2 pastas. O Trend Micro RansomBuster oferece múltiplas camadas de proteção que não só ajudam a prevenir ataques de ransomware como também recuperam ficheiros encriptados. Todavia, aconselha-se a utilização de um software de segurança adicional devido a melhorias necessárias na deteção baseada no comportamento.
Função Folder Shield bloqueia aplicação não autorizadas de acederem a pastas protegidas.    
Tem deteção baseada no comportamento que funciona em todos os diretórios.    
Cria cóipas de segurança para recuperar ficheiros após o ataque.    

5. Zemana Anti-malware oferece proteção em tempo real e apoio técnico 24/7

The illustration of Zemana Antivirus software

O Zemana Anti-malware tem a versão gratuita e premium que diferem nas funções extra. Enquanto que a versão gratuita consiste num scan inteligente e a opção drag & drop, a variante completa oferece proteção em tempo real e um scan profundo. Outra grande função incluída em ambas as versões é a capacidade de contactar o apoio técnico 24/7.

O scan inteligente corresponde ao scan rápido que verifica apenas os diretórios mais comuns onde o ransomware costuma residir. Leva também muito menos tempo para completar a verificação que o scan profundo que normalmente examina todos os ficheiros no computador. Tenha em atenção que a versão premium custa apenas €24.95 por ano e os peritos definitivamente recomendam a obtenção do Zemana Anti-Malware.

O Zemana Anti-malware suporta os seguintes sistemas operativos:

  • Windows XP with Service Pack 2 or higher (32bit e 64bit);
  • Microsoft Windows Vista (32bit e 64bit);
  • Microsoft Windows 7 (32bit e 64bit);
  • Microsoft Windows 8 (32bit e 64bit);
  • Microsoft Windows 8.1 (32bit e 64bit);
  • Microsoft Windows 10 (32bit e 64bit).

Outra grande função da ferramenta Zemana Anti-malware é que ambas as versões providenciam a capacidade de arrastar & largar (drag & drop) ficheiros para efetuar scan. De acordo com os testes, esta função é benéfica para aqueles que estão a usar a versão gratuita uma vez que é um scan mais profundo do que o scan da versão inteligente providencia. É também considerado ser a versão média para aqueles que têm a versão completa e querem fazer scan apenas a ficheiros específicos.

Zemana AntiMalware provou ser a melhor proteção contra ransomware… (Fonte: MRG Effitas)

Além disso, é capaz de detetar e remover rootkits e bootkits do seu sistema bem como prevenir futuras infeções. Ao contrário de outras ferramentas anti-malware, esta elimina vários programas potencialmente indesejados (PUP's) incluindo sequestradores de browser, spyware e programas adware. Assim, é uma grande opção para aqueles dispostos a usar um software para segurança completa.

Prós Contras Conclusão
Oferece proteção em tempo real e apoio técnico and 24/7. A versão gratuita não inclui o scan profundo ou proteção em tempo real. O Zemana Anti-malware é uma excelente escolha para proteção completa uma vez que não só previne ataques ransomware como também elimina programas potencialmente indesejados. 
Remove adware, spyware e sequestradores de browser.    
Deteta futuras ameaças.    
Permite escolher entre Smart scan, Deep scan e tem a função Drag & Drop.    

BÓNUS. Reimage é o único software do seu género que providencia serviços de reparação Windows

The image of Reimage repair tool

O Reimage é o único software que usa a sua enorme base de dados de ficheiros Windows e descarrega imediatamente e instala ficheiros que estão danificados, estragados ou perdidos no seu sistema operativo. É mesmo capaz de reinstalar completamente o Windows sem requerer que instale as suas aplicações.

Os estúdios Independent demonstraram que o Reimage é umas das melhores opções quando se tenta livrar de programas potencialmente indesejados (PUP's), como sequestradores de browser, adware, spyware ou mesmo ameaças cibernéticas como worms, rootkits ou cavalos trojan. Assim, peritos aconselham vivamente a que empregue este software de segurança para proteger o seu PC.

Tenha em mente que o Reimage tem múltiplas versões que incluem funções diferentes. Sinta-se à vontade para experimentar a versão gratuita antes de comprar a premium. Se ficar satisfeito com os resultados, o Reimage Plus custa €45.92 pelas suas intermináveis funções. 

Os computadores que correm as seguintes versões de sistemas operativos são compatíveis com o Reimage:

  • Windows XP (32bit);
  • Windows Vista (32 & 64bit);
  • Windows 7 (32 & 64bit);
  • Windows 8 (32 & 64bit);

Os utilizadores de Mac podem também empregar o Reimage para proteção do sistema. Providencia estabilidade ao computador e demonstra taxas elevadas de deteção de malware nos sistemas operativos Mac e Windows. Todavia, os utilizadores de Windows devem estar cientes que este programa não repara ou substitui ficheiros de software de terceiros.

Prós Contras Conclusão
Restaura e substitui ficheiros Windows danificados ou perdidos. Não inclui proteção em tempo-real.

O Reimage é uma ferramenta fantástica para reparar o seu sistema após um ataque ransomware. Porém, uma vez que não providencia proteção em tempo real os peritos recomendam-no como software adicional ao antivírus primário.

Reinstala completamente o Windows sem a necessidade de o utilizador reinstalar os seus programas.    
Mantém a estabilidade do computador.    
Capaz de eliminar vários programas potencialmente indesejados e ameaças cibernéticas.    

Sobre o autor

Lucia Danes
Lucia Danes - Pesquisador de vírus

Contato do Lucia Danes
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/the-best-ransomware-removal-tools-of-2018

Ler noutras linguagens


Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook