O que é alg.exe? Devo remove-lo ?

Jake Doevan de escrito por... - -
alg.exe

Alg.exe é um ficheiro legítimo, embora consiga ser potencialmente substituído por malware

Alg.exe é um ficheiro executável do Microsoft Windows que significa Application Layer Gateway Service. É um processo legítimo que permite o acesso adequado da Windows Firewall e plugins de terceiros à rede. Normalmente, é executado no gestor de tarefas e é possível ser exterminado, embora não seja recomendável caso o ficheiro seja legítimo. Alg.exe localiza-se na pasta C:\Windows\System32 e o tamanho padrão é 45,000 bytes.

RESUMO
Nome Alg.exe
Tipo Ficheiro de sistema
Principais perigos É possível que o malware se mascare de ficheiro legítimo
Sintomas Várias instâncias da execução do ficheiro no Gestor de Tarefas; NÃO se encontra localizado na pasta C:\Windows\System32
Distribuição E-mails de spam, vulnerabilidades do sistema, websites maliciosos, etc.
Eliminação SOMENTE necessário caso o ficheiro seja malware – utilize Reimage para esse fim

Caso termine a tarefa via o Gestor de Tarefas, alguns programas poderão apresentar um comportamento indevido ou mau funcionamento na totalidade. O executável Alg.exe permite que as aplicações (tal como clientes IM, RTSP, BitTorrent, SIP, e FTP) de um computador cliente a utilizarem de forma dinâmica portas passivas TCP/ UDP durante a comunicação com portas conhecidas num servidor. Este ficheiro permite o acesso a determinadas aplicações para aceder à rede através da firewall.

Entretanto, uma vez que o ficheiro é executável, este pode ser substituído, duplicado, ou criado por malware. O software malicioso é uma enorme ameaça face à privacidade e segurança cibernética, e não é aconselhável que este seja manuseado de forma leviana. Caso o Alg.exe não provoque qualquer problema durante a execução, é aconselhável que o ignore e efetue o seu trabalho.

Caso elimine o alg.exe bloqueará as portas de comunicação, ou para utilizadores avançados, abrirá inúmeras portas na firewall e criará vulnerabilidade para o sistema. O computador encontrar-se-á suscetível a ameaças.

O Alg.exe encontra-se associado com o Application Layer Gateway Service e NAT (Network Address Translation), e é necessário para complementar a protecção da firewall de uma rede.

No entanto, caso o ficheiro possua múltiplas instâncias a executar no gestor de tarefas e NÃO se encontre localizado em C:\Windows\System32, é possível que o seu PC se encontre sob ameaça. Adicionalmente, verifique os seguintes sintomas:

  • Aumento da utilização de processo Central até e/ou à utilização da unidade de processamento gráfico, mesmo quando não se encontram quaisquer aplicações em execução;
  • Aumento do funcionamento da ventoinha – o dispositivo encontra-se a acompanhar a intensidade do ritmo de utilização do hardware;
  • Falha ou congelamento do computador durante a sua operação ou em repouso;
  • BSoDs frequentes;
  • Aumento da quantia de anúncios inseridos nos browsers.

Apesar de tudo isso, alguns “trojans”, “worms” ou “keyloggers” não produzem quaisquer sintomas. Este é um motivo adicional para empregar um software de segurança fiável para efetuar análises regulares.

Métodos de distribuição de ficheiros maliciosos

Não existe qualquer dúvida que o software malicioso não deve possuir permissão para entrar no seu sistema. É possível que corrompa os seus ficheiros, destrua software, viole os recursos do seu sistema, ou mesmo roube informação sensível, tal como os detalhes do seu cartão de crédito ou nomes de utilizador e palavras-passe. Desta forma, os especialistas de segurança alertam que é vital prestar atenção durante a navegação e instalação de novas aplicações de fontes desconhecidas.

Frequentemente, a distribuição de malware propaga-se por anexos maliciosos em e-mails de spam. Os “e-mails phishing” são enviados por um botnet, que é possível ser alugado por cibercriminosos para atacar pessoas aleatórias ou alvos específicos. Os prestadores de e-mail normalmente possuem um scanner incorporado que reconhece os “e-mails phishing” e assinala-os antes que o utilizador os aceda. Infelizmente, existem imensos e-mails que manuseiam a superação deste nível de proteção. Deste modo, é aconselhável que seja bastante cuidadoso ao abrir os e-mails de fontes desconhecidas.

Outra técnica de distribuição de malware de sucesso é utilizar as vulnerabilidade do software. É provável que o malware pesquise por links sensíveis no software e comprometa o funcionamento da máquina. Os programadores de software estão conscientes acerca da possibilidade destas questões ocorrerem e, logo que a vulnerabilidade seja descoberta, é corrigida, prevenindo desta forma a futura violação por hackers. Portanto, recomendamos que atualize o seu sistema operativo, programa de antivírus, tal como o restante software assim que possua o acesso às últimas atualizações.

Remova o Alg.exe, caso o ficheiro seja malicioso

Os “cavalos de Troia” e software malicioso similar é bastante complicado e não é fácil de detetar, uma vez que atualmente, o malware se encontra mais avançado consegue evitar a deteção. Caso suspeite que o ficheiro seja maligno, é aconselhável que não aguarde e efetue imediatamente uma eliminação total do vírus Alg.exe. Recomendamos que utilize Reimage ou Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner para esta tarefa – este software de segurança possui a capacidade de combater até mesmo o malware mais persistente.

Todavia, alguns vírus possuem a capacidade de detetar o software de antivírus e prevenir que este inicie normalmente. Consequentemente, sugerimos que ative o Modo de Segurança com a Rede e efetue uma análise.

Oferta
faça agora!
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é uma ferramenta recomendada para fazer a varredura de seu sistema para o software de baixa qualidade e possíveis ameaças. A versão experimental do produto irá encontrar aplicativos nocivos em seu sistema.

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Jake Doevan
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/file-alg-exe.html

Guias de remoção em outras línguas


Ficheiros
Software
Compare