Vírus ransomware Petna. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Jake Doevan de escrito por... - - | Digite: Ransomware
12

Ransomware Petna esconde vários segredos

The screenshot of Petna ransom note

Vírus Petna é o nome alternativo de um recente surto de malware também chamado Petya/Notpetya/Expetr/PetrWrap. Peritos IT vão lembrar-se do dia 27 de Junho como o dia de caos cibernético global. Infelizmente, é o segundo caso em dois meses seguidos. Várias empresas em todo o mundo relataram ser atacadas pelo malware Petya.

Logo após a emergência, a media online foi inundada com relatos de a última versão da famosa ameaça ter atacado a comunidade virtual.

O malware foi nomeado NotPetya. Todavia, após um olhar mais atento, especialistas tiveram a ideia de ser na verdade o Petya, mas o seu código de origem está sobrescrito.

A última versão do chamado Pertya.a/Petna comporta-se de forma semelhante às versões anteriores. Ao invés de simplesmente entrar no sistema e encriptar ficheiros pessoais, o malware modifica configurações de iniciação permitindo correr malware ao invés do Sistema Operativo Windows.

Com a assistência deste sistema operativo único, a ameaça também codifica documentos valiosos. No entanto, não tem a tendência de anexar qualquer extensão de ficheiro. Estas funções permitem que o vírus crie o caos global.

Descobertas recentes revelam que não faz sentido pagar o dinheiro, pois um dos domínios de e-mail do criminoso foi desativado, o que significa que não obterá os seus ficheiros de volta mesmo que pague o resgate. Assim, apresse-se a remover o ransomware Petna. O Reimage ou Malwarebytes Anti Malware poderão ser úteis nesta tarefa.

O vírus é mais que um ransomware

Mesmo quando alguns dos utilizadores pensaram que proteção suficiente seria assegurada para evitar o mesmo cenário do ataque do WannaCry, o Petna manifestou o seu poder em todo o mundo cibernético. O ataque repercutiu em vários países, incluindo o alvo constante Ucrânia, o Reino Unido, os Estados Unidos, Austrália, Rússia, França, Espanha e muitos outros.

Infelizmente, o mundo ainda não aprendeu a sua lição pois o malware alimentou-se das mesmas vulnerabilidades de sistema que o WannaCry: EternalBlue e fracos protocolos SMB.

Porém, a recente análise pela Comae Technologies e Kaspersky Lab revelou um facto espantoso: o malware não é realmente um cripto-vírus!

Pode parecer que o malware é na verdade um limpador de disco, mas os peritos notaram que o malware não elimina ficheiros. Na verdade, não designa um ID específico a um computador vitimado específico, o que significa que é quase impossível recuperar os ficheiros sem adquirir uma chave de desencriptação.

Anton Ivanov, investigador da Kaspersky Lab, sugere que o motivo original por detrás de o vírus não é ser gerador de lucro mas meramente destrutivo. Interessante que a versão atual, o malware Petna, parece ter sido programado por um autor diferente da versão original. De qualquer forma, não há motivo para transmitir os ficheiros mas sim remover o Petna.

O Petna propaga-se através de um sistema de atualização corrompido?

O malware parece ter atacado da mesma forma que o WannaCry: através de vulnerabilidades de sistema. Todavia, análises mais profundas revelaram que a principal fonte da infeção foi o programa de software de contabilidade Ucraniano M.E Doc. Os criminosos entraram no mesmo e corromperam a rede de atualização.

Assim, qualquer empresa que usou este software e instalou a atualização foi também infetada. A empresa negou estas alegações embora os investigadores tenham alegado ter ficheiros de log como provas.

De uma perspetiva técnica, o malware funciona via smbpeyta_kernel.bin, perfc.dat e ficheiros semelhantes. De momento, a prevenção de sequestro pelo Petna mais viável é atualizar o seu sistema operativo com ferramentas de segurança cibernética.

Eliminar o malware

Uma vez que é fútil pagar o resgate e esperar a recuperação dos dados, torne a remoção do Petna a sua prioridade principal. Os métodos de desinstalação e remoção normais poderão não resultar na primeira tentativa. Uma vez que o malware modificou os seus sistemas de iniciação, não será capaz de aceder simplesmente às ferramentas anti-vírus. Assim, poderá beneficiar das instruções indicadas abaixo.

Note que o malware irá carregar antes do Sistema Operativo, e terá de clicar na tecla F8 ou F2 logo após o logo Windows inicial aparecer para inserir as definições Início Avançado. Aí, deverá ser capaz de escolher o Modo de Segurança ou Restauração de Sistema para remover o vírus Petna.

Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa. Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido para remover Vírus ransomware Petna concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X
O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é recomendada para desinstalar o Vírus ransomware Petna. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage
Impressões de em Reimage

Guia de remoção manual de virus Petna:

remover Petna usando Safe Mode with Networking

Reimage é uma ferramenta para detectar o malware.
Você vai precisar para comprar versão completa para remover as infecções.
Mais informações sobre Reimage.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o Petna

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa Petna extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover Petna usando System Restore

Reimage é uma ferramenta para detectar o malware.
Você vai precisar para comprar versão completa para remover as infecções.
Mais informações sobre Reimage.

Em caso do ataque Petna, iniciar a Restauração de Sistema poderá ser problemático. Porém, tente inserir as definições antes de o malware carregar.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Petna. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que Petna a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Petna do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Se os seus ficheiros estão encriptados por Petna, pode usar diversos metodos para os recuperar

Opção Data Recovery Pro

Embora esteja programado para restaurar ficheiros perdidos ou danificados, o vírus Petna complica muito a recuperação de ficheiros e a utilização de desencriptadores de terceiros.

  • Download Data Recovery Pro (http://semvirus.pt/download/data-recovery-pro-setup.exe);
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Petna ransomware;
  • Repare-os

Irá o ShadowExplorer desencriptar ficheiros?

É útil ao lidar com ransomware que não elimine cópias de volume sombra. No que diz respeito ao Petna, que destrói o processo de iniciação, este método poderá ser aborrecido. No entanto, de momento ainda não existe um Desencriptador para o Petna, por isso este método poderá ser o seu último recurso.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Petna e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus ou Malwarebytes Anti Malware

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Mais informação sobre o autor

Fonte: http://www.2-spyware.com/remove-petna-ransomware-virus.html

Guias de remoção em outras línguas