O que é spyware e como remove-lo

Alice Woods de escrito por... - - atualizado | Digite: Spyware

Spyware é uma categoria de ameaças cibernéticas que descreve programas maliciosos programados para infectar sistemas informáticos e que neles iniciam actividades ilegais. Na maioria dos casos, a funcionalidade destas ameaças depende das intenções dos seus fornecedores: uma parte das ameaças spyware podem ser usadas para recolher informação pessoal (logins, palavras-passes e outra informação de identificação pessoal) e enviá-la para os seus donos através de conexões de Internet em segundo plano, enquanto outros vírus spyware podem rastrear as suas vítimas e recolher informação sobre os seus hábitos de pesquisa. São usados para rastrear utilizadores e gravar os seus sites mais visitados e acções tomadas em cada visita. Esta informação é maioritariamente utilizada para marketing e publicidade de vária partes, portanto o spyware pode levar também ao aumento de spam.

Uma parte dos programas não deveria ser considerado ameaças spyware, independentemente de serem capazes de recolher informação identificável não pessoal sobre o utilizador. Certifique-se de que não roubam nomes, contactos ou quaisquer outros detalhes sobre o utilizador, para que não possam violar a sua privacidade. Existem muitas aplicações de publicidade legais ou adware que deveriam ser adicionadas a esta categoria. Embora programas legais suportados por anúncios sejam capazes de espiar utilizadores de PC, não deveriam ser acusados de violação de privacidade.

Formas utilizadas por spyware para infectar computadores

Parasitas spyware podem infectar o sistema sem a aprovação do utilizador. Estas pestes são capazes de infectar os sistemas informáticos visados com o auxílios destas técnicas:

1.Marketing enganador. Existem muitos programadores de spyware que procuram enganar o utilizador apresentando os seus programas spyware como ferramentas úteis. Por exemplo, um poderoso serviço de pesquisa na web, gestor de descargas rápido ou um acelerador de Internet confiável. Os utilizadores descarregam e instalam estes programas. Porém, praticamente todos parecem ser completamente inúteis ou ineficazes. Embora a maior parte destes programas possam ser desinstalados manualmente, as suas componentes maliciosas ficam no sistema e permanecem completamente funcionais.

2. Pacotes de Software. Existem muitos programas gratuitos que se misturam com add-ons perigosos, extensões e plug-ins. São apresentados como componentes necessários pelo programa anfitrião para funcionarem propriamente. Infelizmente, a maioria destes add-ons são na verdade parasitas spyware de terceiras-partes. Desinstalar a aplicação anfitriã não remove o spyware.

3. Vulnerabilidades de segurança. As vulnerabilidades da pesquisa de web têm sido usadas para propagar diferentes ameaças, incluindo spyware. Os seus fornecedores gerem web sites inseguros repletos de códigos maliciosos ou distribuem pop-ups inseguros, anúncios banner e links via mensagens de e-mail. Sempre que o utilizador visita estes sites ou clica num anúncio pop-up do género, um guião malicioso lança um vírus spyware. O utilizador não repara em nada suspeito, pois os vírus não exibem assistentes de configuração, diálogos ou avisos.

4. Outras ameaças. É também sabido que alguns tipos de spyware têm sido distribuidos activamente por outros vírus. Trojans, worms e backdoors são os vírus mais perigosos que podem causar infiltração de spyware.

Que ameaças spyware podem ser usadas para:

  • Roubar informação sensível. Estes programas estão interessados em informação pessoal, como logins, palavras-passes, informação bancária e informação semelhante. Adicionalmente, podem monitorizar a actividade online do utilizador, rastrear a sua pesquisa na web e enviar a informação recolhida para o seu servidor remoto.
  • Exibir anúncios indesejados. O spyware pode exibir um grande número de anúncios pop-up irritantes. Esta actividade está mais relacionada com parasitas adware.
  • Redirecionar utilizadores para websites questionáveis ou maliciosos contra a sua vontade. Adicionalmente, alguns tipos de ameaças spyware são capazes de mudar as configurações de pesquisa na web e alterar o providenciador de pesquisa e página inicial.
  • Criar links numerosos nos resultados de pesquisa da vítima e redirecioná-la a lugares necessários (sites spyware de terceiras-partes, websites relacionados e outros domínios).
  • Causar modificações de configurações  essenciais do sistema. Estas mudanças podem diminuir a segurança geral e iniciar problemas relacionados com o desempenho.
  • Ligar-se a um computador comprometido através de backdoords. A maioria das ameaças spyware são capazes de dar aos hackers acesso remoto ao sistema sem o conhecimento do utilizador.
  • Degradar o desempenho geral do sistema e causar a sua instabilidade.

Exemplos de ameaças spyware:

Existem milhares de diferentes parasitas spyware. Os seguintes exemplos ilustram o quão pérfido e prejudicial o spyware pode ser.

Security Bytes 2015 é a ameaça spyware que vem de uma grande famíla de vírus semelhantes. Todas estas ameaças são usadas para assustar as pessoas e levá-las a comprar as suas versões licanciadas. No entanto, podem também causar redirecionamentos para websites maliciosos que promovem outras ferramentas questionáveis. Assim que o Security Bytes 2015 infecta o computador, lança os seus ficheiros e começa a mostrar scanners de sistema falsos. Estes scanners são seguidos de notificações falsas que reportam centenas de ficheiros infectados. À primeira vista, o Security Bytes 2015 poderá parecer uma aplicação muito útil. No entanto, procura uma única coisa: roubar dinheiro e levar o utilizador a revelar as suas palavras-passes, detalhes de conta bancária e outra informação pessoal.

HDD Repair é um programa malicioso que pode também ser categorizado como spyware. Chegou aos cabeçalhos devido às suas falsas alegações de oferta de melhoria de funcionalidade dos computadores dos utilizadores. Assim que esta ameaça infecta o computador, oferece verificação do sistema para procurar ficheiros malignos ou entradas de registo inúteis ques são tipicamente deixadas no sistema após a instalação e desinstalação de diferentes programas. Adicionalmente, reporta uma quantidades enorme de ameaças e oferece-se para removê-las com o auxílio da sua versão paga. Várias variantes do HDD Repair são também misturadas com outros softwares suportados por anúncios e podem entrar no sistema a partir de web sites inseguros.

Windows AntiBreach Module é apontado a utilizadores de PC assustados que procuram arranjar os seus computadores. A sua descrição diz que o programa foi criado para ajudar as pessoas a melhorar a sua segurança mas é uma mentira. Se quer realmente arranjar o seu computador, deverá manter-se afastado(a) deste programa e correr um scan completo ao sistema com um anti-spyware bem reputado de forma a remover ficheiros maliciosos deste parasita spyware

Dicas para a remoção de spyware:

Tal como é dito acima, os parasitas spyware são vírus perigosos que não podem ser removidos com o auxílio de métodos de remoção manual ou produtos anti-vírus normais. Para remover estas pestes, necessita instalar ferramentas anti-spyware especiais (removedores de spyware) capazes de efectuar um scan ao sistema de forma semelhante a software de segurança avançado. Estes programas têm também bases de dados especiais para parasitas personalizados que permitem-lhe detectar e eliminar a maioria das ameaças spyware mais recentes. Aqui estão os removedores de spyware mais poderosos: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner.

Em alguns casos mesmo um removedor de spyware pode falhar em auxiliá-lo a livrar-se de um parasita em particular. Isso poderá acontecer devido às técnicas avançadas utilizadas pelo spyware para impedir a sua remoção. Acautele-se pois estes programas podem bloquear o seu scanner, esconder os seus ficheiros e usar outras técnicas para prevenir a sua eliminação.

Últimos Vírus Adicionados à Base de Dados

Guia de remoção do IRS virus

Irs virus é uma ameaça cybernetica, que se espalha atraves de e-mail aparentemente confiaveis apresentados como ‘official notice from the government’.
Spyware Virus   Novembro 24, 2012

Informações atualizadas: 2016-10-18

Ler noutras linguagens

Ficheiros
Software
Compare