O que é ferramentas de sistema e como remove-lo

Harold Dalma - - atualizado | Digite: Ferramentas de sistema
12

Ferramentas de sistema são programas de computador que podem ser utilizados na execução de diversas tarefas. As pessoas descarregam-nas para o sistema com intenções específicas, como tentar realizar tarefas necessárias, procurando melhorar a sua performance e segurança, obter uma melhor experiência enquanto pesquisa na Internet ou simplesmente resolver problemas de PC específicos. A maior parte destes programas pertencem a empresas conceituadas, sendo portanto seguras e de fácil utilização. Pode desinstalar uma feramenta de sistema do seu computador utilizando a sua opção de desinstalação.

As ferramentas de sistema podem ser divididas em duas diferentes categorias – legítima e maliciosa. Os especialistas em segurança avisam as pessoas sobre as ferramentas de sistema malignas porque podem actuar no seu computador de forma semelhante aos vírus e malware de computador. Não importa o que é dito no website oficial deste tipo de programa, pois poderá começar a causar actividades inesperadas logo após ser instalado no seu computador. Tipicamente, as versões questionáveis de ferramentas de sistema causam abrandamentos de sistema, scans de sistema enganadores, anúncios pop-up e notificações indesejadas, redirecionamentos para websites desconhecidos e actividades semelhantes. Estas ferramentas de sistema podem ser atribuídas à categoria “programa potencialmente indesejado” e deverão ser desinstaladas do computador assim que possível.

Deverá ser levado em conta que poderá encontrar uma ferramenta de sistema enganadora no seu computador sem descarregá-la já que programas deste tipo têm sido activamente propagados em pacote com outras aplicações (maioritariamente legítimas). Aqui, são apresentadas como componentes opcionais que podem ser reconhecidos se o utilizador monitorizar a instalação do programa. A maioria destas ferramentas de sistema questionáveis não podem ser desinstaladas do seu computador de forma tradicional porque tendem a utilizar técnicas específicas para se esconderem dos seus utilizadores. Neste caso, um anti-spyware conceituado é recomendado.

System tools

Tipos de ferramentas de sistema maliciosas que deverão ser evitadas:

  • Falsas ferramentas de optimização de PC. Não importa que estes programas sejam considerados inofensivos, pois podem causar scans de sistema incómodos e notificações de segurança no seu computador. Tipicamente, alegam que o computador está repleto de erros variados (entradas de registo desnecessárias, ficheiros e outro conteúdo) que deverão ser eliminados. Oferece-se também para resolver estes erros se comprar as suas versões licensiadas. O principal problemas aqui é que podem detectar apenas uma pequena parte das comopnentes desnecessárias no seu computador. Além disso, a sua remoção dificilmente poderá aumentar a velocidade do seu PC porque precisa de remover milhares deles para notar a diferença na funcionalidade do seu PC.
  • Scareware. Este software também não apresenta nenhuma perigo para o seu computador. No entanto, como o seu nome sugere, pode apresentar scans de sistema enganadores e notificações de segurança para tentar levá-lo a pensar que o seu computador está infectado. Além disso, fica infomado de que a única forma de resolver este problema é comprando a versão licensiada do scareware. Assim que os programadores deste tipo de programas conseguem o dinheiro, param simplesmente de mostrar as suas mensagens enganadoras nos computadores das vítimas.
  • Motores de busca questionáveis. Na maioria dos casos, este tipos de sites de pesquisa são considerados ferramentas de procura confiáveis. No entanto, podem aparecer no sistema sem tê-los descarregado. Têm sido activamente propagados com a ajuda de empacotamento, para que as pessoas permitam a sua instalação sem se aperceberem. Algumas versões destas ferramentas de sistema podem mostrar-lhe resultados de pesquisa forjados e levar os seus utilizadores a websites desconhecidos.

Técnicas de distribuição de ferramentas de sistema enganadoras:

Programas desonestos, categorizados “ferramentas de sistema”, não deveriam ser descarregados para o sistema. Ainda que não apresentem perigo para os seus ficheiros úteis e dados semelhantes, podem causar actividade indesejada. Aqui estão os métodos mais populares utilizados para a distribuição de ferramentas de sistema:

  • Sites oficiais. Pode facilmente instalar uma ferramenta de sistema no site oficial. Como mencionámos, a maioria deste programas são inofensivos, podendo ser promovidas com a ajuda dos seus sites.
  • Anúncios de pop-up enganadores. Cada um dos anúncios pop-up deverá ser tratado com extremo cuidado, especialmente aqueles que se oferecem para arranjar o computador gratuitamente. Se não quer acabar com uma ferramenta de sistema suspeita no seu computador, deverá manter-se afastado de anúncios que alegam que podem examinar o seu computador com um scanner gratuito ou que deve instalar uma actualização no seu computador. Tipicamente, tais anúncios são utilizados para propagar programas questionáveis.
  • Pacotes de Software. O empacotamento tem um papel muito importante na distribuição de ferramentas de sistema legítimas e questionáveis. Para se proteger, tem de selecionar o método de instalação Personalizada ou Avançada cada vez que instalar um programa gratuito no seu computador.

Exemplos de programas questionáveis que deverão ser evitados:

Disk Optimizer Pro alega ser um programa de resolução de problemas, eliminando entradas de registo antigas e melhorar a velocidade do seu computador. Infelizmente dificilmente verificará uma melhoria no funcionamento do seu PC depois de comprar esta aplicação. Existem bastantes utilizadores de PC que já pagaram pela sua licença e alegam que não verificam qualquer melhoramento no funcionamento dos seus PC’s. De facto, recomendamos que evite qualquer ferramenta de optimização de PC ou pelo menos a escolha das suas versões gratuitas. Isto garante que não perderá dinheiro. Adicionalmente, deverá remover os optimizadores que foram instalados no seu computador em pacote com outros programas.

Pode instalar o PC Mechanic 2015 para proteger o seu computador de programas malignos e remover componentes indesejadas do seu sistema. Infelizmente, poderá ficar bastante desapontado depois de fazê-lo pois foi comprovado que este programa não é capaz de nada. Mal consegue mostrar-lhe ficheiros malignos ou outras componentes que não deverão ser instaladas no seu computador. Adicionalmente, poderá começar a causar bastantes notificações indesejadas no seu computador logo após a instalação já que o principal objectivo deste programa é levar os seus utilizadores a comprar a sua licença.

YAC é uma ferramenta de segurança bastante popular, mas deve ter muito cuidado com a mesma. Em primeiro lugar, pode alterar a sua página principal e sistema de pesquisa definido. Após fazê-lo pode começar a causar redirecionamentos e anúncios de pop-up indesejados em cada browser de web que utilizar para promover a sua versão licensiada. Cabe-lhe a si decidir se vale a pena comprá-lo ou não. De qualquer forma, a maioria dos especialistas em segurança acreditam que esta é uma forma directa para a perda de dinheiro.

Métodos de remoção que podem ser utilizados na eliminação de ferramentas de sistema:

Na maioria dos casos, os utilizadores decidem remover as ferramentas de sistema porque deixam de usá-las ou simplesmente para desocupar espaço no disco rígido. Porém, pode também decidir que quer livrar-se de um deste programas depois de reparar a sua actividade indesejada no seu computador. Como mencionámos, uma parte das ferramentas de sistema é considerada maligna e deverá ser removida do sistema. Aqui estão as duas diferentes opções que pode escolher para fazê-lo:

Remoção manual de ferramentas de sistema. Se tem uma ferramenta de sistema inútil no seu computador, pode desinstalá-la manualmente. Para tal, deverá utilizar “Programas e Funcionalidades” ao selecionar “Iniciar”; “Painel de Controlo” e “Programas”. Assim que vir um programa do qual não necessita, selecione “Desinstalar”.

Método automático de remoção de ferramentas de sistema malignos. Se achar que está a lidar com a versão maligna (ou suspeita) de uma ferramenta de sistema, deverá selecionar a opção de remoção Automática. Reimage or Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus vão ajudá-lo a garantir que já não existem componentes indesejadas relacionadas com a ferramenta de sistema no seu computador.

Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa.
Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X

O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é recomendado desinstalar software. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage
Impressões de em Reimage

Últimos Vírus Adicionados à Base de Dados

Base de dados de Ferramentas de sistema

Janeiro 09, 2017

Super PC Cleaner

Como pode o Super PC Cleaner violar o seu computador? O vírus Super PC Cleaner não é uma infeção cibernética típica, nem sequer um verdadeiro vírus. Leia mais
Janeiro 09, 2017

Vírus ransomware Amagnus@india.com

Nova variante do Dharma, vírus ransomware Amagnus@india.com, propaga-se rapidamente O vírus Amagnus@india.com é uma variante do ransomware Dharma, que parece ser um vírus Crysis melhorado. Leia mais
Janeiro 09, 2017

Vírus ransomware CryptoLockerEU

Mais uma cópia do velho CryptoLocker: o ransomware CryptoLockerEU O vírus CryptoLockerEU é apenas outro exemplo de um vírus ransomware que utiliza um nome modificado de um velho e bem conhecido vírus ransomware. Leia mais
Dezembro 27, 2016

UltraDeCrypter

UltraDeCrypter: muda com o ransomware CryptXXX? Recentemente, os peritos em segurança cibernética descobriram que o vírus CryptXXX  modificou o design da interface de utilizador no seu site de pagamento bem como renomeou o seu desencriptador para UltraDeCrypter. Leia mais
Dezembro 21, 2016

ADSRV

Quão perigoso é o vírus ADSRV? Programado especificamente para fins de angariação de dinheiro, o vírus ADSRV entra nos computadores dos utilizadores sem notícia prévia e transporta consigo actividades não autorizadas. Leia mais
Dezembro 20, 2016

Vírus ransowmare Aesir

Vírus Aesir é outra versão do famoso ransomware Locky O ransomware Aesir é a prova de que os programadores do vírus Locky estão motivados a atualizar o seu perigoso malware. Leia mais
Dezembro 20, 2016

Vírus ransomware GoldenEye

Ransomware GoldenEye: somente para os seus ficheiros Se segue as novidades no campo IT, o vírus GoldenEye não deverá ser um fenómeno surpreendente. Leia mais
Dezembro 19, 2016

Vírus ransomware Osiris

Locky renascido: ransowmare Osiris faz a sua aparição O vírus Osiris opera como uma nova versão do famoso malware encriptador de ficheiros Locky, nomeado como o deus Egípcio. Leia mais
Dezembro 19, 2016

Anúncios HotShoppy

Porque preciso de ter cuidado com os anúncios HotShoppy? Os anúncios HotShoppy são notificações patrocinadas que pessoas sem experiência na rede podem achar interessante. Leia mais
Dezembro 05, 2016

Vírus ransomware Zzzzz

O sinistro ransomware Zzzzz na caça de dados O vírus Zzzzz poderá indicar que todos os seus ficheiros estão no “modo sono”. Leia mais

Informações atualizadas: 2016-09-14

Ler noutras linguagens

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook