O que é ferramentas de sistema e como remove-lo

Alice Woods de escrito por... - - atualizado | Digite: Ferramentas de sistema
12

Ferramentas de sistema são programas de computador que podem ser utilizados na execução de diversas tarefas. As pessoas descarregam-nas para o sistema com intenções específicas, como tentar realizar tarefas necessárias, procurando melhorar a sua performance e segurança, obter uma melhor experiência enquanto pesquisa na Internet ou simplesmente resolver problemas de PC específicos. A maior parte destes programas pertencem a empresas conceituadas, sendo portanto seguras e de fácil utilização. Pode desinstalar uma feramenta de sistema do seu computador utilizando a sua opção de desinstalação.

As ferramentas de sistema podem ser divididas em duas diferentes categorias – legítima e maliciosa. Os especialistas em segurança avisam as pessoas sobre as ferramentas de sistema malignas porque podem actuar no seu computador de forma semelhante aos vírus e malware de computador. Não importa o que é dito no website oficial deste tipo de programa, pois poderá começar a causar actividades inesperadas logo após ser instalado no seu computador. Tipicamente, as versões questionáveis de ferramentas de sistema causam abrandamentos de sistema, scans de sistema enganadores, anúncios pop-up e notificações indesejadas, redirecionamentos para websites desconhecidos e actividades semelhantes. Estas ferramentas de sistema podem ser atribuídas à categoria “programa potencialmente indesejado” e deverão ser desinstaladas do computador assim que possível.

Deverá ser levado em conta que poderá encontrar uma ferramenta de sistema enganadora no seu computador sem descarregá-la já que programas deste tipo têm sido activamente propagados em pacote com outras aplicações (maioritariamente legítimas). Aqui, são apresentadas como componentes opcionais que podem ser reconhecidos se o utilizador monitorizar a instalação do programa. A maioria destas ferramentas de sistema questionáveis não podem ser desinstaladas do seu computador de forma tradicional porque tendem a utilizar técnicas específicas para se esconderem dos seus utilizadores. Neste caso, um anti-spyware conceituado é recomendado.

System tools

Tipos de ferramentas de sistema maliciosas que deverão ser evitadas:

  • Falsas ferramentas de optimização de PC. Não importa que estes programas sejam considerados inofensivos, pois podem causar scans de sistema incómodos e notificações de segurança no seu computador. Tipicamente, alegam que o computador está repleto de erros variados (entradas de registo desnecessárias, ficheiros e outro conteúdo) que deverão ser eliminados. Oferece-se também para resolver estes erros se comprar as suas versões licensiadas. O principal problemas aqui é que podem detectar apenas uma pequena parte das comopnentes desnecessárias no seu computador. Além disso, a sua remoção dificilmente poderá aumentar a velocidade do seu PC porque precisa de remover milhares deles para notar a diferença na funcionalidade do seu PC.
  • Scareware. Este software também não apresenta nenhuma perigo para o seu computador. No entanto, como o seu nome sugere, pode apresentar scans de sistema enganadores e notificações de segurança para tentar levá-lo a pensar que o seu computador está infectado. Além disso, fica infomado de que a única forma de resolver este problema é comprando a versão licensiada do scareware. Assim que os programadores deste tipo de programas conseguem o dinheiro, param simplesmente de mostrar as suas mensagens enganadoras nos computadores das vítimas.
  • Motores de busca questionáveis. Na maioria dos casos, este tipos de sites de pesquisa são considerados ferramentas de procura confiáveis. No entanto, podem aparecer no sistema sem tê-los descarregado. Têm sido activamente propagados com a ajuda de empacotamento, para que as pessoas permitam a sua instalação sem se aperceberem. Algumas versões destas ferramentas de sistema podem mostrar-lhe resultados de pesquisa forjados e levar os seus utilizadores a websites desconhecidos.

Técnicas de distribuição de ferramentas de sistema enganadoras:

Programas desonestos, categorizados “ferramentas de sistema”, não deveriam ser descarregados para o sistema. Ainda que não apresentem perigo para os seus ficheiros úteis e dados semelhantes, podem causar actividade indesejada. Aqui estão os métodos mais populares utilizados para a distribuição de ferramentas de sistema:

  • Sites oficiais. Pode facilmente instalar uma ferramenta de sistema no site oficial. Como mencionámos, a maioria deste programas são inofensivos, podendo ser promovidas com a ajuda dos seus sites.
  • Anúncios de pop-up enganadores. Cada um dos anúncios pop-up deverá ser tratado com extremo cuidado, especialmente aqueles que se oferecem para arranjar o computador gratuitamente. Se não quer acabar com uma ferramenta de sistema suspeita no seu computador, deverá manter-se afastado de anúncios que alegam que podem examinar o seu computador com um scanner gratuito ou que deve instalar uma actualização no seu computador. Tipicamente, tais anúncios são utilizados para propagar programas questionáveis.
  • Pacotes de Software. O empacotamento tem um papel muito importante na distribuição de ferramentas de sistema legítimas e questionáveis. Para se proteger, tem de selecionar o método de instalação Personalizada ou Avançada cada vez que instalar um programa gratuito no seu computador.

Exemplos de programas questionáveis que deverão ser evitados:

Disk Optimizer Pro alega ser um programa de resolução de problemas, eliminando entradas de registo antigas e melhorar a velocidade do seu computador. Infelizmente dificilmente verificará uma melhoria no funcionamento do seu PC depois de comprar esta aplicação. Existem bastantes utilizadores de PC que já pagaram pela sua licença e alegam que não verificam qualquer melhoramento no funcionamento dos seus PC’s. De facto, recomendamos que evite qualquer ferramenta de optimização de PC ou pelo menos a escolha das suas versões gratuitas. Isto garante que não perderá dinheiro. Adicionalmente, deverá remover os optimizadores que foram instalados no seu computador em pacote com outros programas.

Pode instalar o PC Mechanic 2015 para proteger o seu computador de programas malignos e remover componentes indesejadas do seu sistema. Infelizmente, poderá ficar bastante desapontado depois de fazê-lo pois foi comprovado que este programa não é capaz de nada. Mal consegue mostrar-lhe ficheiros malignos ou outras componentes que não deverão ser instaladas no seu computador. Adicionalmente, poderá começar a causar bastantes notificações indesejadas no seu computador logo após a instalação já que o principal objectivo deste programa é levar os seus utilizadores a comprar a sua licença.

YAC é uma ferramenta de segurança bastante popular, mas deve ter muito cuidado com a mesma. Em primeiro lugar, pode alterar a sua página principal e sistema de pesquisa definido. Após fazê-lo pode começar a causar redirecionamentos e anúncios de pop-up indesejados em cada browser de web que utilizar para promover a sua versão licensiada. Cabe-lhe a si decidir se vale a pena comprá-lo ou não. De qualquer forma, a maioria dos especialistas em segurança acreditam que esta é uma forma directa para a perda de dinheiro.

Métodos de remoção que podem ser utilizados na eliminação de ferramentas de sistema:

Na maioria dos casos, os utilizadores decidem remover as ferramentas de sistema porque deixam de usá-las ou simplesmente para desocupar espaço no disco rígido. Porém, pode também decidir que quer livrar-se de um deste programas depois de reparar a sua actividade indesejada no seu computador. Como mencionámos, uma parte das ferramentas de sistema é considerada maligna e deverá ser removida do sistema. Aqui estão as duas diferentes opções que pode escolher para fazê-lo:

Remoção manual de ferramentas de sistema. Se tem uma ferramenta de sistema inútil no seu computador, pode desinstalá-la manualmente. Para tal, deverá utilizar “Programas e Funcionalidades” ao selecionar “Iniciar”; “Painel de Controlo” e “Programas”. Assim que vir um programa do qual não necessita, selecione “Desinstalar”.

Método automático de remoção de ferramentas de sistema malignos. Se achar que está a lidar com a versão maligna (ou suspeita) de uma ferramenta de sistema, deverá selecionar a opção de remoção Automática. Reimage or Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus vão ajudá-lo a garantir que já não existem componentes indesejadas relacionadas com a ferramenta de sistema no seu computador.

Últimos Vírus Adicionados à Base de Dados

Base de dados de Ferramentas de sistema

Maio 19, 2017

Vírus de extensão de ficheiro .wcry

A extensão de ficheiro .wcry avisa sobre infeção cibernética perigosa O vírus de extensão de ficheiro .wcry é um malware encriptador de ficheiro também conhecido por WannaCry, WanaCrypt0r, Wana Decrypt0r, WanaCrypt0r 2.0 e WannaCryptor. Leia mais
Maio 17, 2017

Vírus ransomware WannaCry

Ataque cibernético em grande escala: ransomware WannaCry afeta mais de 230,000 computadores em todo o mundo Vírus WannaCry é um programa do tipo ransomware que usa a exploração EternalBlue para infetar computadores com o sistema operativo Microsoft Windows. Leia mais
Maio 16, 2017

Vírus ransomware WanaCrypt0r

WanaCrypt0r põe assistência médica mundial e organizações de telecomunicação em modo de pânico O vírus WanaCrypt0r é um malware de encriptação ou chamado ransomware que está a propagar rapidamente através de computadores privados e redes corporativas por todo o mundo, encriptado computadores e exigindo dinheiro para a recuperação dos mesmos. Leia mais
Maio 15, 2017

Vírus ransomware WannaCryptor

Ransomware WannaCryptor copia os trques do CryptoLocker’s O vírus WannaCryptor emergiu em Fevereiro de 2017 na forma de um ransomware chamado vírus ransomware extensão de ficheiro Wcry. Leia mais
Maio 12, 2017

Vírus ransomware Wana Decrypt0r

Wana Decrypt0r – um ransomware extremamente perigoso que já infetou 60 mil utilizadores por todo o mundo O Wana Decryptor é um vírus do tipo ransomware que abalou a Internet a 12 de Maio de 2017. Leia mais
Maio 09, 2017

Vírus MyLuckySurfing.com

Comportamento do MyLuckySurfing.com nos computadores infetados O vírus MyLuckySurfing.com é um sequestrador de browser que toma o controlo dos navegadores e substitui o seu motor de pesquisa e página inicial sem a permissão do utilizador. Leia mais
Abril 28, 2017

Vírus ransomware Al-Namrood

Novas versões do vírus Al-Namrood ataca vítimas em 2017 Quando o vírus Al-Namrood apareceu na Internet, poucos poderiam esperar que se manteria na competitiva corrida entre os criadores de ransomware. Leia mais
Abril 28, 2017

Anúncios SimilarDeals

O que deve fazer quando vir os anúncios SimilarDeals? O vírus pode tornar-se um problema muito irritante se o ignorar por muito tempo. Leia mais
Abril 27, 2017

Vírus Myluckypage123.com

Não use o motor de pesquisa Myluckypage123.com: não é seguro O vírus Myluckypage123.com é um programa que afeta os navegadores de rede Firefox e Chrome de forma a convencer as pessoas a usar um motor de pesquisa falso. Leia mais
Abril 26, 2017

Vírus WinSnare

O que se esconde por detrás do programa WinSnare? O WinSnare, alternativamente chamado de vírus Win Snare, opera como um software de fundo questionável. Leia mais
Abril 25, 2017

Ransomware Matrix

Ransomware Matrix evolui O vírus Matrix, alternativamente chamado ransomware matrix9643@yahoo.com, funciona como um cripto-Trojan. Leia mais
Abril 24, 2017

Locky virus

Visão geral do vírus Locky: No momento da redação, há centenas de pessoas que estão a tentar extrair Locky vírus de seu computador e para recuperar o locky “sobre”. Leia mais
Abril 18, 2017

Vírus ransomware Pay_creditcard

Coisas a saber se o seu PC foi infetado pelo ransomware Pay_creditcard O vírus Pay_creditcard é um ransomware recentemente descoberto que parece ser criado por programadores bastante avançados. Leia mais
Abril 18, 2017

Vírus PopAds

O que há de errado com os anúncios PopAds? O vírus PopAds pode começar a incomodá-lo subitamente, especialmente se tende a instalar programas de computador apressadamente. Leia mais
Abril 18, 2017

Browser redirect virus

O que é vírus Browser redirect? Browser redirect vírus é uma ameaça de cyber que pertence à categoria de ‘Seqüestrador de navegador’. Leia mais

Informações atualizadas: 2016-09-14

fonte: http://www.2-spyware.com/system-tools-removal

Ler noutras linguagens

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook